Asilo em Tremembé é fechado após decisão do Ministério Público
Denúncias de negligência e más condições foram registrados
Na última terça-feira (08), a Justiça determinou o encerramento imediato do funcionamento da Casa de Repouso Bem Viver, em Tremembé. A decisão foi tomada após o pedido do Ministério Público de São Paulo, que apontou uma série de irregularidades na instituição e segundo o processo, colocava em risco a saúde e a vida dos idosos.
Com base nos relatórios da Vigilância Sanitária, Conselho Municipal de Idosos e Equipe Técnica do Ministério Público, a promotora Daniela Michele Santos Neves, afirmou que a situação era extremamente grave. Problemas como falta de higiene, alimentação inadequada, ausência de alvarás obrigatórios, medicamentos mal administrados e inexistência de contratos com os idosos e seus familiares.
“Os casos graves, inclusive com resultado morte, escancaram a necessidade de encerramento das atividades para resguardar outras vidas”, destaca a promotora.
No documento, ainda registrava a morte de seis idosos no local no último ano, alguns por conta de infecções em feridas não tratadas, que levaram a necrose. Os familiares dos residentes foram acionados para transferir os idosos para instituições regulares ou para convívio familiar. Em decisão judicial, a Prefeitura de Tremembé ficará responsável por acompanhar essas transferências e elaborar um relatório detalhado sobre a situação de cada idoso.
A Justiça determinou multa diária de R$ 5 mil caso a decisão não seja cumprida.
O Portal Aqui Vale entrou em contato com a Casa de Repouso Bem Viver, mas ainda não obteve retorno. O espaço continua em aberto.
Já a Prefeitura de Tremembé, respondeu que está tomando todas as medidas cabíveis conforme a ação judicial do Ministério Público.
Deixe um comentário