Aquishow 2024: Instituto de Pesca conquista vários prêmios
A premiação foi anunciada no dia 20 de maio, durante a abertura do Aquishow 2024, um dos principais eventos de aquicultura no Brasil e na América Latina.
O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi premiado nas categorias Academia e Sustentabilidade na 5ª edição do Prêmio Inovação Aquícola (PIA).
A premiação ocorreu no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto e teve como objetivo reconhecer iniciativas capazes de provocar transformações reais em toda a cadeia produtiva da aquicultura, além de aproximar o setor produtivo da área de pesquisa. Estavam presentes o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o secretário de Agricultura de SP, Guilherme Piai, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil, a diretora técnica de departamento do IP, Cristiane Neiva, o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, a secretária executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União – Peixe SP e organizadora do Aquishow, Marilza Patrício Fernandes, entre outras autoridades e demais convidados.
O pesquisador e diretor de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca, Marcelo Ricardo de Souza, ficou em terceiro lugar na categoria Academia pela idealização e coordenação do inovador evento Agrifutura Pescado, que ocorre nas principais feiras do setor, visando trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, fomentando networking, negócios, inovações, pensamento inovador e o consumo. Segundo o pesquisador, “este prêmio representa o esforço coletivo de muitas pessoas, de um time chamado Instituto de Pesca. É incrível como startups e estudantes saem com outra cabeça ao participar da maratona. Nesse sentido, o Agrifutura Pescado cumpre sua missão de levar a inovação para mais perto do setor produtivo”, finaliza.
Fábio Sussel, também pesquisador científico do Instituto de Pesca, conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade, no mesmo prêmio, por sua colaboração no desenvolvimento da plataforma FishCode, que visa fomentar o consumo de proteína aquática de forma prática e sustentável.
Fabio também participou do Aquaquiz, uma competição interativa e lúdica de perguntas e respostas sobre o mundo aquícola, e ganhou o primeiro lugar na categoria Profissional. De acordo com o vencedor, “não basta saber a resposta certa, já que responder rápido também conta pontos. Então, além de conhecimentos relacionados ao universo da aquicultura, também tem que ter bastante concentração,” destaca Sussel.
Além dos dois pesquisadores, na categoria Produção, o IP se destacou por meio da parceria com a empresa Piscicultura Água Pura, que conquistou o primeiro lugar com o Biometria de Peixes em Tempo Real. O IP também ficou na terceira posição, na categoria Sustentabilidade, por meio da parceria com a empresa Biocamp, com o probiótico Colostrum® Aqua: Impulsionando a Performance e Sustentabilidade na Aquicultura com Seleção de Cepas Probióticas Específicas de Tilápia-do-nilo. O produto foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores especialistas em sanidade animal do IP e será comercializado pela Biocamp.
Confira os nomes dos vencedores na íntegra
Categoria: Academia
1º Lugar – Amanda Rodrigues Magnabosco
2º Lugar – Maria Luiza Rodrigues de Souza
3º Lugar – Marcelo Ricardo de Souza
Categoria: Produção
1º Lugar – Wagner Chakib Camis
2º Lugar – Ulisses Marcel de Freitas Marcelino
3º Lugar – André Augusto
Categoria Sustentabilidade
1º Lugar – Ricardo Garcia
2 º Lugar – Fábio Sussel
3 º Lugar – Ivan Mota Lee
Categoria: Beneficiamento e/ou Produto final
1º lugar – Marilaine Del Pintor Sanches
2º lugar – Marilaine Del Pintor Sanches
3° Lugar – Katia Mastroto
Foto: Marcelo Ricardo, Amanda Magnabosco e Maria Luiza Souza, vencedores da categoria Academia.
Deixe um comentário