Após denúncia, operação contra o tráfico internacional de mulheres é realizada em São José
A mãe de uma vítima que mora na cidade denunciou o esquema. Policiais impediram a ida da jovem ao exterior
A Polícia Federal realizou uma operação contra o tráfico internacional de mulheres, na manhã desta quarta-feira (18), em São José dos Campos. As investigações identificaram 10 vítimas de uma falsa agência de modelos.
A ação iniciou após uma denúncia feita pela mãe de uma das vítimas, que mora em São José. Policiais conseguiram impedir a ida da vítima ao exterior após a mãe dela ter denunciado o esquema.
A proposta era falsa e foi feita por um grupo criminoso, que aborda as mulheres se passando por uma agência de modelos do RJ. O grupo seleciona garotas jovens e promete a elas vagas de trabalho como modelo no exterior.
Após a falsa promessa, os criminosos aliciam as vítimas e as mantém em regime de exploração sexual. Há suspeita de crimes como fraude, coação contratual e exploração de vulneráveis.
As jovens que aceitavam o falso trabalho como modelo tinham o passaporte retido e eram levadas para países como Estados Unidos, Arábia Saudita e Emirados Árabes, onde ficavam por cerca de 180 dias.
Durante as buscas, os policiais apreenderam passaportes. Além disso, foi proibido emitir novos documentos de viagem e o sequestro de bens. Os investigados estão impedidos de acessar as redes sociais e se comunicarem entre si.
A operação “Catwalk” cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Santa Catarina Paraná e Rio de Janeiro.
O objetivo da ação é investigar o crime de tráfico internacional de mulheres, que é cometido por uma organização criminosa do país para exploração sexual das mulheres.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário