AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Anvisa aprova Mounjaro como tratamento para obesidade

Anvisa aprova Mounjaro como tratamento para obesidade

A partir do dia 23 de junho, a prescrição exigirá retenção de receita

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (09), a Agência Nacional de Saúde (Anvisa) aprovou o medicamento Mounjaro para o tratamento da obesidade. A caneta é concorrente no Ozempic e está sendo comercializada no país desde maio, porém só estava permitida para tratamento de diabetes tipo 2. Com a nova aprovação, o medicamento pode ser utilizado também para tratar a obesidade.

A indicação passa a ser válida para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 30 kg/m² (obesidade); e pessoas com IMC entre 27 e 30 kg/m² (sobrepeso) e pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão, colesterol elevado ou pré-diabetes.

Disponível em canetas auto injetoras semanais já comercializadas no Brasil desde maio (2,5 mg e 5 mg), as doses maiores (7,5 a 15 mg) devem chegar em breve. O tratamento deve ser realizado sob supervisão médica e os preços variam R$ 1.406,75 até R$ 2.384,34.

A partir do dia 23 de junho, a prescrição exigirá retenção de receita, dupla via e validade de 90 dias, para evitar o uso indiscriminado. Segundo o IBGE, 41,2 milhões de brasileiros estão obesos no país e 96 milhões de adultos estão com sobrepeso. A epidemia representa ameaça à saúde pública, associada a mais de 200 complicações, incluindo diabetes, doenças cardiorrespiratórias e câncer.

Dados da Federação Mundial da Obesidade apontam que até 2045, 75% dos brasileiros adultos poderão estar acima do peso.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *