Ambientalistas fazem protesto neste sábado (3) para cobrar a Prefeitura sobre retirada de árvores
Mobilização pelo Verde contesta o alto índice de supressão de árvores na cidade
Na manhã deste sábado (3), ambientalistas e defensores da preservação e restauração do meio ambiente farão um protesto para reivindicar melhora na gestão arbórea da cidade pelo poder público de São José dos Campos.
A Mobilização pelo Verde, que contesta o alto índice de supressão de árvores no município sem que metas de plantio e compensação sejam atingidas, será em frente ao Museu Municipal (antiga Câmara), na praça Afonso Pena, das 9h às 11h.
A intenção do ato, apartidário e plural, é chamar a atenção da sociedade para o desequilíbrio entre a alta derrubada de árvores, que segundo levantamento recente de cobertura arbórea em vias públicas são 14 bairros em ‘ilhas de calor’. O grupo também cobra transparência da Prefeitura na divulgação dos dados da arborização urbana, em especial, quanto à reposição e compensação dos indivíduos arbóreos suprimidos.
“São José se diz ‘Amiga das Árvores’, mas acumula muitas supressões de exemplares arbóreos para obras, por exemplo, e realiza plantio insuficiente para compensar minimamente estas perdas. Há manejo ineficaz, com muitas mudas morrendo”, diz Raíssa Vaitiare, coordenadora executiva do Mobilização pelo Verde.
Segundo dados oficiais confirmam que 10,8% de plantios na cidade foram concluídos desde o lançamento de metas lançadas em 2016: das 56,5 mil novas árvores planejadas para 12 anos, apenas 6.157 foram plantadas.
“Árvores são cruciais para reduzir efeitos do aquecimento urbano, pois melhoram a qualidade do ar e a absorção de águas pluviais, por exemplo, prevenindo tragédias e melhorando saúde física e mental”, finaliza Raíssa.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)
Deixe um comentário