Alternativa ao Ozempic, Mounjaro chegará ao Brasil em junho
Medicamento indicado para diabetes e usado como emagrecedor
O medicamento Mounjaro (tirzepatida), da empresa farmacêutica Eli Lilly, será lançado no Brasil em 7 de junho, após ser aprovado pela ANVISA em 2023. O produto estará disponível na apresentação de caneta para aplicações semanais, com custo esperado entre R$ 1.516,61 e R$ 4.000,95, de acordo com tabela definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
A tirzepatida chega ao mercado como uma alternativa superior ao Ozempic (semaglutida). Apesar de ambos agirem controlando os índices glicêmicos no organismo, o Mounjaro (tirzepatida) induz a sensação de saciedade de forma prolongada, enquanto o Ozempic (semaglutida) promove a perda de apetite.
Por promoverem a perda de peso, os medicamentos passaram a ser usados e pesquisados visando esse fim. Uma comparação foi feita pela Truveta Research, em estudo com adultos obesos ou com sobrepeso. Entre os que usaram Mounjaro (tirzepatida), a perda de peso corporal foi de 26,6% em 84 semanas de uso. Já entre os que fizeram uso do Ozempic (semaglutida), a perda foi de 15% do peso após 68 semanas. Embora pesquisas mostrem que o remédio pode ajudar na perda de peso, ele é aprovado para ser usado junto com dieta e exercícios, ajudando a controlar o açúcar no sangue em adultos com diabetes tipo 2.
De acordo com a bula, o medicamento pode causar efeitos adversos como diarreia, náuseas, hipoglicemia, dores abdominais, vômitos, dispepsia, distensão abdominal e outros, cabendo apenas ao médico avaliar se os benefícios superam os riscos para cada paciente, já que a administração do medicamento requer acompanhamento contínuo e personalizado.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário