Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Alerta! Camarões do litoral de São Paulo estão contaminados por microplásticos

Um estudo preliminar do Programa Biota da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), revelou que entre 80% e 90% dos camarões do litoral paulista, especialmente o camarão-de-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), estão contaminados por microplásticos.

A pesquisa conta com amostras colhidas desde 2023 em Cananéia e na Baixada Santista, no Litoral Sul de São Paulo, e aponta que os camarões, que se alimentam de detritos do fundo marinho, estão altamente expostos aos resíduos, que têm até 5 mm e representam 92,4% dos plásticos encontrados no mar, variando apenas em quantidade de acordo com a dispersão das partículas na região. Esse tipo de poluição representa riscos para a saúde dos animais marinhos e seres humanos. A ingestão pode liberar compostos tóxicos, causar danos cardíacos, distúrbios hormonais e problemas de fertilidade.

A próxima etapa do projeto da UNESP vai investigar alterações nutricionais em camarões e outros crustáceos consumidos como alimento. Este é uma causa de grande relevância para saúde pública, especialmente por conta da vastidão da costa brasileira, que favorece o consumo de crustáceos e peixes, além do impacto ambiental que isso representa.

Foto: Reprodução

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Sair da versão mobile