AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Adolescente negro é vítima de racismo em supermercado de São José dos Campos 

Adolescente negro é vítima de racismo em supermercado de São José dos Campos 

Movimentos sociais convocam manifestação no centro da cidade 

Foto: Reprodução

Um adolescente negro de 13 anos foi vítima de racismo na tarde da última segunda-feira (3), dentro do supermercado Comercial Esperança, em São José dos Campos. O caso ocorreu por volta das 16h30, quando dois seguranças abordaram o jovem após deixar o supermercado, o revistaram publicamente e exigiram que mostrasse a bolsa. 

O jovem havia acabado de sair da escola e estava acompanhado de três colegas brancos, nenhum deles foi abordado. Testemunhas relataram que tentaram intervir, alertando os seguranças de que a ação configurava racismo e violava o Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante proteção integral contra qualquer forma de violência e constrangimento. Ainda assim, a abordagem discriminatória e vexatória continuou. 

Em entrevista ao Portal Aqui Vale, a mãe do adolescente relatou a forma violenta como o filho foi tratado pelos seguranças. “Ele abordou somente o meu filho, pediu pra ele tirar o material da mochila no chão, apalpou a blusa de frio que ele estava e colocou a mão nos bolsos dele”, contou. 

A mãe também afirmou que busca justiça pelo caso. “Racismo é crime e não vai ficar impune”, declarou. 

Segundo ela, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São José dos Campos acompanhou o caso desde o início. Integrantes do órgão estiveram presentes na porta do supermercado e acompanharam a família até a delegacia. “É importante que as pessoas saibam que o Conselho funciona e está ativo na defesa das vítimas de racismo”, destacou. 

Representantes de movimentos sociais e ativistas classificaram o episódio como inaceitável e destacaram que “humilhar uma criança negra em público é crime”. Segundo nota divulgada, o caso será encaminhado aos órgãos competentes para apuração e responsabilização dos envolvidos. 

Ato contra o racismo 

Em repúdio ao ocorrido, será realizado neste sábado (8), a partir das 10h, um ato público no centro de São José dos Campos. A concentração acontece em frente ao prédio da antiga Câmara Municipal. 

A manifestação é organizada pelo Núcleo de Educação Lélia Gonzalez, Domurixá, ativistas e outros movimentos sociais da cidade, que convocam a população a se unir contra o racismo e a exigir justiça pelo adolescente violentado. 

“Que a família desse menino saiba que não está sozinha. Essa violência não vai passar impune”, diz trecho da convocação. 

Nota do Supermercado Comercial Esperança

O GRUPO COMERCIAL ESPERANÇA com mais de 55 anos de história e dedicação à comunidade, repudia toda e qualquer forma de discriminação, preconceito ou racismo.

Somos uma empresa feita por pessoas e para pessoas, e acreditamos que o respeito é o alicerce de qualquer relação – seja com nossos clientes, colaboradores ou parceiros.

Valorizamos cada pessoa que entra em nossas lojas, reafirmando nosso compromisso com o tratamento digno e igualitário a todos.

Assim que tomamos conhecimento dos fatos ocorridos em 03/11/2025, em São José dos Campos/SP, adotamos as medidas cabíveis em relação a todos os envolvidos, reforçando nosso compromisso com a conscientização e o respeito à comunidade.

Reiteramos que o Grupo Comercial Esperança não tolera atitudes que atentem contra a dignidade, a igualdade e os direitos de qualquer pessoa. Continuaremos trabalhando para que nossas lojas sejam sempre um espaço de acolhimento, empatia e respeito.

Comercial Esperança.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *