Ações da Embraer caem com novas tarifas de Trump
A decisão repercutiu diretamente nos mercados e afetou principalmente empresas exportadoras brasileiras
As ações da Embraer registraram forte queda nesta quinta-feira (10) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A decisão repercutiu diretamente nos mercados e afetou principalmente empresas exportadoras brasileiras, entre elas a Embraer, cujas ações registraram queda de 3,62% nesta quarta-feira (9), sendo negociadas a R$ 78,21, logo após a confirmação da tarifa de 50% imposta sobre produtos do Brasil.
O anúncio feito por Trump na última quarta-feira (9) causou preocupação imediata entre investidores. A tarifa, que entra em vigor no dia 1º de agosto, foi justificada pelo presidente como “em parte pelos ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos.”
Analistas de mercado destacam que os Estados Unidos são responsáveis por aproximadamente 60% das receitas da Embraer, o que torna a companhia especialmente vulnerável a esse tipo de medida. Jatos executivos como o Praetor e modelos comerciais como o E175 são vendidos em larga escala para clientes norte-americanos. Além disso, o segmento de serviços e manutenção, também fortemente concentrado nos EUA, pode sofrer perdas relevantes.
Em declarações recentes, a Embraer destacou que, caso as tarifas sejam mantidas, os custos adicionais serão integralmente repassados às companhias aéreas compradoras.
Deixe um comentário