Acidentes com eletricidade causaram 257 mortes em 2024
Mesmo com menos acidentes registrados, o número de mortes causadas por choques elétricos aumentou
O número de mortes causadas por acidentes com eletricidade subiu em 2024, mesmo com a redução no total de ocorrências. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), 257 pessoas morreram no ano passado em situações envolvendo choques elétricos. Em 2023, foram 250 vítimas fatais.
Apesar do aumento nas mortes, o total de acidentes caiu de 782 para 685, o menor número em oito anos. A Abradee aponta que a queda nas ocorrências reflete avanços em ações de prevenção, mas o crescimento no número de óbitos mostra que os riscos permanecem altos.
Entre as principais causas estão obras civis, ligações clandestinas, furto de cabos, uso de máquinas agrícolas perto da rede elétrica, cabos energizados no chão e improvisos em instalações domésticas.
Para a Abradee, a falta de conhecimento técnico, a ausência de equipamentos de proteção e as gambiarras ainda são fatores decisivos para a gravidade dos acidentes.
Como forma de prevenção, a entidade promove em agosto a campanha Agosto Vermelho, voltada à conscientização sobre os riscos da rede elétrica.
Neste ano, a iniciativa foca no setor da construção civil (o que mais registra acidentes) e contará com workshops online para trabalhadores da área.
Deixe um comentário