Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

A nova Zona Leste de São José dos Campos: Cidade Sete Sóis e a construção de um polo urbano integrado

A MRV, maior construtora da América Latina, lançou a primeira fase do Cidade Sete Sóis em São José dos Campos, chegando ao seu sexto projeto de Smart Cidade no Brasil. O empreendimento, localizado na área conhecida como a nova Zona Leste do município, foi desenvolvido para acompanhar o crescimento populacional da cidade e responder aos desafios do adensamento urbano da cidade, que registra 697 mil habitantes, segundo o Censo IBGE 2022.

Segundo a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), São José dos Campos registrou um crescimento de até 17% no Valor Geral de Vendas (VGV) nos primeiros seis meses de 2025, chegando a uma movimentação de R$ 4,33 bilhões. A região não se destaca somente pelo seu alto crescimento, mas também por ser a 15ª cidade com o metro quadrado mais valorizado do Brasil, de acordo com o Índice FipeZAP, divulgado em junho deste ano. A cidade se posiciona entre os principais vetores de crescimento do Vale do Paraíba, refletindo sua força econômica e atratividade.

“A nova Zona Leste de São José está sendo planejada para oferecer um polo urbano integrado, onde o crescimento populacional é suportado por vias mais eficientes e uma infraestrutura verde que prioriza a qualidade de vida, o lazer e a sustentabilidade”, explica Sérgio Paulo, Diretor Comercial da MRV em São Paulo e no Vale do Paraíba.

Inovação e sustentabilidade
O projeto é integrado ao ecossistema de inovação do local, possibilitando a conexão com o Parque Tecnológico de São José dos Campos. O empreendimento também proporciona melhorias viárias, como o alargamento da Av. Constância da Cunha Paiva e o prolongamento de avenidas que auxiliarão o tráfego e o fluxo de trânsito de toda a região da Zona Leste.

Na primeira fase do polo urbano, o foco em urbanismo e paisagismo está presente no plantio de mais de 6 mil mudas nativas, na restauração do córrego e na criação de uma praça pública com 22 mil m². Esse conjunto oferece aos moradores áreas verdes e um local de convivência com bairros vizinhos.

Para o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de São José dos Campos, Fábio Rayel Pasquini, o lançamento do Cidade Sete Sóis marca um avanço importante para o desenvolvimento urbano da cidade e para a ampliação do acesso à moradia. Segundo ele:

“Esse novo empreendimento da MRV vai contribuir muito para reduzir o déficit habitacional, com a ampliação da oferta de moradias. O projeto coincide com a criação, pela Prefeitura, da Secretaria de Habitação, cujo objetivo é impulsionar os programas de aquisição da tão sonhada casa própria pela nossa população. Um detalhe muito importante é que o novo bairro traz um conceito urbanístico de países desenvolvidos, com muita área verde e espaços de convivência para os moradores, provando ser possível criar condomínios de apartamentos a preços acessíveis e com padrão de qualidade superior”, afirma.

Sair da versão mobile