Refugiados acolhidos em São José dos Campos retornam à Ucrânia na próxima quarta (22)
Parte dos ucranianos refugiados acolhidos pela Igreja da Cidade retornará para o país de origem na próxima quarta-feira (22) após um ano de ajuda e…
Parte dos ucranianos refugiados acolhidos pela Igreja da Cidade retornará para o país de origem na próxima quarta-feira (22) após um ano de ajuda e apoio. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (17) pela própria instituição.
Carmen Rangel, responsável por cuidar do processo de acolhimento e socialização dos refugiados, explicou que quatro famílias optaram por voltar à Ucrânia. Segundo ela, alguns ucranianos ainda ficarão em São José dos Campos sob os cuidados da igreja.
Mesmo com todo o apoio recebido aqui no Brasil, desde que chegaram em março de 2022, a saudade de casa fala mais alto e a vontade de reencontrar os familiares, que ficaram no país, permanece mais viva do que nunca.
Durante os doze meses no Brasil, os ucranianos receberam ajuda por meio das famílias, chamadas “cuidadoras”. Carmen explicou que os voluntários ficam responsáveis por realizar atividades e manter uma relação mais próxima dos refugiados. “Aqui, eles descobriram o que é amar e ser amado”.
Essa é a primeira vez que a Igreja da Cidade recebe refugiados, o que foi possível por meio de uma parceria com uma organização internacional que oferece apoio para pessoas originárias de países em guerra. “Os ucranianos retornam à Ucrânia sabendo que eles têm uma família e um lar aqui no Brasil”, ressaltou Carmen.
Para o pastor Gilmar Mendes, ainda que tenha o aperto no coração de ver o retorno das famílias, isso é muito importante para que eles transmitam o que aprenderam no Brasil para outras pessoas na Ucrânia. “Aqui, eles entenderam o que é o amor verdadeiro”.
O pastor Gilmar é brasileiro, casado com uma ucraniana e vivia no país há mais 10 anos e precisou retornar ao Brasil, ao lado da esposa e dos filhos, devido à guerra.
Deixe um comentário