Alzheimer: Prevenção e sintomas
Publicação do jornal científico Lancet Public Health estimou que até 2050, os casos de Demência podem triplicar no mundo todo, passando de 57 milhões para…
Publicação do jornal científico Lancet Public Health estimou que até 2050, os casos de Demência podem triplicar no mundo todo, passando de 57 milhões para 150 milhões de pessoas acometidas. Isso se deve principalmente pelo crescimento populacional e pelo envelhecimento não-saudável: estamos vivendo mais tempo, porém precisamos viver Mais e Melhor.
A Doença de Alzheimer é o tipo mais comum de Demência, causada pelo aparecimento de proteínas doentes nos neurônios, as principais células do cérebro. Tais proteínas doentes vão progressivamente se espalhando pelo cérebro, reduzindo as funções cognitivas.
Os principais sintomas são perda de memória, especialmente a memória recente, além de outras habilidades como dificuldades para gerenciar finanças, cuidar do domicílio, cumprir a lista de compras do mercado, pagamento de boletos, dificuldade para aprender coisas novas e se perder em rotas conhecidas.
Até o momento não há uma medicação segura desenvolvida que cure ou reduza a progressão da doença. O desafio é grande e complexo. Os tratamentos cientificamente comprovados auxiliam no controle de sintomas e na qualidade de vida.
Manter hábitos de vida saudável é uma forma eficaz conhecida para prevenir o aparecimento da doença. Cuidar da Pressão Arterial, tratar o Diabetes, evitar o Tabagismo e a Obesidade, controlar a Ansiedade, tratar adequadamente a Depressão, fazer Exercícios Físicos regularmente e dormir bem, apesar de frases simples são ações extremamente poderosas que podem reduzir o aparecimento de até metade dos casos de Demência no mundo.
O objetivo da campanha Fevereiro Roxo é trazer luz a essa questão. Se você conhece alguém que passa por problemas de memória ou apresenta algum dos sintomas citados acima, procure ajuda médica qualificada.
Sempre é tempo, invista em prevenção!
Dr Lauro Sideratos é Médico Neurologista e Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Atua em consultório nas cidades de São José dos Campos e São Paulo. Para mais informações, acesse www.drlauroneurologia.com.br
Deixe um comentário