Março Amarelo
A campanha Março Amarelo é realizada mundialmente a fim de alertar e conscientizar a população sobre a endometriose, uma doença que afeta 176 milhões de…
A campanha Março Amarelo é realizada mundialmente a fim de alertar e conscientizar a população sobre a endometriose, uma doença que afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo e 6,5 milhões no Brasil, de acordo com estimativas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Trata-se de uma doença crônica e ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero por dentro, cresce em localização extrauterina, principalmente nos órgãos e estruturas da pelve feminina. Essa doença causa um processo inflamatório pélvico que pode levar à fibrose e formação de aderências.
Os principais sinais e sintomas são:
- Cólicas menstruais intensas
- Dor na relação sexual
- Dor pélvica mesmo fora do período menstrual
- Dor para evacuar ou urinar
- Dificuldade para engravidar
Os sintomas típicos fazem com que o médico suspeite da doença e o diagnóstico é realizado com exames de imagem como ressonância magnética da pelve ou ultrassom transvaginal com preparo intestinal, realizado por médico especialista.
O tratamento inclui medicamentos para bloquear a menstruação, gerenciamento da dor com medicação, fisioterapia do assoalho pélvico, e cirurgia em alguns casos.
“O tratamento multiprofissional deve ter um planejamento global de estratégia baseado no grau da doença, nos sintomas, idade e no desejo reprodutivo da paciente. Vale lembrar que o tratamento clínico não se restringe ao uso de medicamentos hormonais , mas em toda uma mudança de estilo de vida que passa por uma alimentação anti-inflamatória, gerenciamento do estresse a prática de atividade física regular.” – ressalta a ginecologista Dra Janaina Ribeiro.
Deixe um comentário