Caraguatatuba fica em 2° lugar no ranking estadual de Estâncias Turísticas
A nova classificação, avaliada em 2024, entrará em vigor a partir de 2026

Caraguatatuba é a 2ª melhor Estância Turística do Estado de São Paulo, dentre as 78 estâncias que compõe o ranking estadual. Esse ranking foi divulgado segundo o Projeto de Lei nº 1274/2025 enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de São Paulo nesta semana.
A nova classificação, avaliada em 2024, entrará em vigor a partir de 2026, e reposiciona Caraguá entre as mais preparadas, estruturadas e competitivas cidades turísticas paulistas, ficando à frente de destinos tradicionais e historicamente consolidados, como Atibaia, Serra Negra, Campos do Jordão e Ilhabela.
A posição de 2º lugar foi resultado de planejamento, investimento contínuo e um conjunto de obras e políticas públicas voltadas a transformar o turismo em vetor real de desenvolvimento econômico e gerador de emprego e renda ao município.
A conquista ocorreu durante a gestão do ex-prefeito Aguilar Junior. Para isso, o governo atuou em frentes fundamentais refletem na nota técnica que embasou o novo ranking do Governo do Estado.
“Quando recebemos a documentação para validar a manutenção de Caraguatatuba no ranking de Estâncias Turísticas, trabalhamos intensamente para concluir com técnica e precisão os estudos que foram apresentados à Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. A equipe da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, comandada pelo então secretário Rodrigo Tavano, fez um trabalho de excelência, com o apoio do COMTUR e secretarias municipais, e comprovou todo o avanço de Caraguá nos últimos 8 anos. Entregamos Caraguatatuba em 2024 com a classificação A no Ministério do Turismo (classificada como
C em 2016), e, agora, essa posição maravilhosa em nosso estado”, comemora o ex-prefeito.
O relatório foi entregue em maio de 2024, após a aprovação da revisão do Plano Municipal de Turismo, e registrou dados dos eventos do calendário turístico, gastronômico e esportivo municipal, dados sobre a localidade dos visitantes, estimativa de público de cada evento, dados de toda cadeia turística municipal (hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, agências de turismo, shoppings), artesanato e o comércio local durante todo o ano, não apenas na temporada.
Também compõe esse relatório a infraestrutura local: praças revitalizadas, quadras, arenas esportivas e espaços de uso comunitário, estrutura de saúde, pavimentação, pois contribuíram para melhorar a oferta de estrutura para visitantes e moradores.
Foto: Claudio Gomes





Deixe um comentário