AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Câmara analisa nesta quinta (06) pedidos de cassação de Anderson Farias

Câmara analisa nesta quinta (06) pedidos de cassação de Anderson Farias

Para que as denúncias sejam aceitas, é necessário o voto favorável da maioria dos parlamentares

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de São José dos Campos, deve analisar nesta quinta-feira (06) dois pedidos de cassação do mandato do prefeito Anderson Farias (PSD). As denúncias, protocoladas na semana passada, apontam supostas irregularidades na nomeação de pessoas próximas ao prefeito e a seu círculo familiar em cargos comissionados na administração municipal.

Os pedidos foram apresentados por Paula Custódio, conhecida como “Preta Conservadora” e presidente do PL Mulher em São José, e pelo advogado Hilton Cardoso dos Santos. Ambos acusam o prefeito de ter utilizado a estrutura administrativa da Prefeitura em benefício pessoal, o que configuraria violação aos princípios da moralidade, impessoalidade e legalidade previstos na gestão pública.

Entre os casos citados nas denúncias está o da servidora comissionada Milena Coelho Guimarães, com quem o prefeito mantém um relacionamento amoroso. Também foram mencionadas as nomeações de Júlia Lângneck, namorada do filho de Anderson, para um cargo na estatal URBAM (Urbanizadora Municipal de São José dos Campos), e de Guilherme Zamboni Benato, amigo do filho do prefeito, para o cargo de assessor especial, após ter retornado de uma temporada no exterior.

A Procuradoria Legislativa da Câmara avaliou que as denúncias cumprem os requisitos formais necessários para tramitar, pois indicam fatos, apresentam possíveis provas e descrevem condutas que podem configurar infração político-administrativa. Com isso, caberá agora aos vereadores decidirem se o processo será aberto ou arquivado.

Em entrevista à Jovem Pan no dia 22 de outubro, Anderson admitiu o relacionamento com Milena, mas negou que ela tenha recebido qualquer privilégio na Prefeitura.

“Teve uma situação minha com essa menina [Milena], eu me relaciono com ela até hoje, converso com ela, também acho que ela não deveria ter pedido a exoneração, ela não ganhou esse cargo por ter tido qualquer tipo de relação comigo. Não teve nenhum privilégio para ela, é uma servidora concursada, tem seus méritos, a sua formação”, disse o prefeito na ocasião.

Na mesma entrevista, Anderson negou irregularidades nas nomeações de Júlia Lângneck e Guilherme Zamboni Benato. “Meu filho namora com a menina, o que tem a ver de hoje ela [Júlia] estar em uma função? Agora publicaram a questão de um amigo [Guilherme], fica parecendo, querem vender uma imagem de que eu uso da máquina pública para algum benefício. Longe disso, eu nunca fiz isso. Trabalho na administração já há mais de 20 anos, eu como prefeito não faço isso, não levo uma caneta para a minha casa”.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *