AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Governo de São Paulo alerta para baixa vacinação de meninos contra o HPV

Governo de São Paulo alerta para baixa vacinação de meninos contra o HPV

Campanha busca ampliar a adesão e conscientizar famílias sobre a importância da imunização

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

O governo de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (16) sobre a baixa procura pela vacina contra o HPV entre meninos de 9 a 14 anos. Apesar da imunização ser gratuita no SUS e reconhecida como uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer, a adesão masculina ainda está abaixo do esperado.

De acordo com o Ministério da Saúde, 67,7% dos meninos nessa faixa etária receberam a vacina neste ano, índice bem menor que o registrado entre as meninas, que alcançaram 79,8%. A diferença se torna ainda mais evidente quando comparados os adolescentes de 14 anos: 98,3% das meninas estão vacinadas, contra 75,5% dos meninos.

A preocupação do governo e de especialistas é que o HPV também afeta homens, podendo causar câncer de pênis, ânus e orofaringe, além dos já conhecidos casos de câncer do colo do útero, vulva e vagina em mulheres. Por isso, a orientação é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual, período em que a resposta imunológica é mais eficaz.

Além de meninos e meninas de 9 a 14 anos, o SUS também oferece o imunizante para pessoas de 9 a 45 anos em situações clínicas especiais, como quem vive com HIV, transplantados, pacientes oncológicos e vítimas de abuso sexual.

Para ampliar o acesso à informação, o governo lançou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que reúne respostas para as principais perguntas sobre vacinas, desde possíveis efeitos colaterais até a eficácia e segurança dos imunizantes.

Com a campanha intensificada em outubro, a Secretaria Estadual da Saúde espera reverter a baixa cobertura vacinal entre os meninos e reforçar que vacinar é um ato de proteção, não apenas individual, mas coletiva.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *