Caraguatatuba adere à Prova Nacional Docente como critério em futuros concursos públicos
Município passa a adotar o exame nacional como parte dos critérios de seleção e classificação de professores da rede municipal
Os futuros concursos públicos e processos seletivos simplificados para a contratação de professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba terão como critério de avaliação e classificação a Prova Nacional Docente (PND).
A medida foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 2256, assinado pelo prefeito Mateus Silva, em consonância com a Portaria nº 96, de 11 de fevereiro de 2025, e o Edital nº 72, de 16 de junho de 2025, expedidos pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O prefeito Mateus Silva ressalta que a iniciativa está alinhada às diretrizes nacionais de educação e fortalece o processo seletivo no município.“Com a PND, Caraguatatuba adota um instrumento nacional que assegura critérios mais justos e técnicos para a seleção de docentes, valoriza a carreira e garante melhores condições para a aprendizagem dos nossos alunos.”
De acordo com o edital informativo publicado na edição do Jornal Oficial desta sexta-feira (10) (https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta/diario/pdf/82), a nota obtida pelos candidatos na PND poderá ser utilizada como etapa de pontuação em futuros processos de seleção, tanto em concursos públicos para cargos efetivos quanto em processos seletivos simplificados para contratações temporárias. A pontuação poderá ser complementada por outros critérios, como análise de títulos, tempo de experiência e provas práticas.
A secretária municipal de Educação, professora Roseli Morilla, destaca que a adesão à Prova Nacional Docente reforça o compromisso de Caraguatatuba com a valorização e a qualificação dos profissionais da educação. “Com a utilização da PND, damos mais um passo na valorização da carreira docente. É uma forma de reconhecer o esforço de quem se prepara e se dedica à formação e garantir que esse mérito seja considerado no momento da contratação”, finaliza.
Deixe um comentário