Tarcísio comenta sobre casos de metanol: “No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, vou me preocupar”
Declaração foi feita após vídeos falsos nas redes sugerirem falsificação de refrigerantes
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou em tom bem-humorado, nesta segunda-feira (6), os casos de intoxicação por metanol registrados no estado. Durante coletiva com representantes do setor de bebidas, o governador afirmou que as grandes indústrias têm colaborado com o governo nas investigações.
“Nós ouvimos uma vontade enorme de colaborar. Quem estava aqui eram os maiores fabricantes de bebidas, que são objetos de falsificação. No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar. Ainda bem que não chegaram nesse ponto”, disse Tarcísio.
A fala veio após a circulação de vídeos com desinformação nas redes sociais, que sugeriam a falsificação de refrigerantes. Um dos conteúdos falsos utilizava um vídeo manipulado por inteligência artificial da jornalista Renata Vasconcellos, simulando uma reportagem do Jornal Nacional que nunca existiu.
Segundo o governador, as empresas de marcas conhecidas têm se mostrado dispostas a auxiliar na identificação de produtos adulterados e nas ações de fiscalização, que seguem em andamento em todo o estado.
São Paulo concentra a maior parte dos casos de intoxicação por metanol no país: dos 217 registros notificados pelo Ministério da Saúde, 164 são no estado, 15 confirmados e 149 em investigação. Há também 12 mortes notificadas no Brasil, sendo duas confirmadas em São Paulo.
Deixe um comentário