Brasil lidera pela primeira vez o Mundial de Atletismo Paralímpico
A China ficou com a segunda colocação, somando 52 medalhas
O Brasil fez história ao encerrar o Mundial de Atletismo Paralímpico de 2025, realizado em Nova Déli, na Índia, como campeão geral da competição. Pela primeira vez, o país terminou na liderança do quadro de medalhas, superando potências tradicionais como a China e o Irã. A delegação brasileira conquistou 44 medalhas no total, sendo 15 de ouro, 20 de prata e 9 de bronze, e garantiu o título inédito em uma campanha marcada por recordes e grandes performances individuais.
A China ficou com a segunda colocação, somando 52 medalhas (13 de ouro, 22 de prata e 17 de bronze) , enquanto o Irã completou o pódio geral na terceira posição. No último dia de disputas, o Brasil teve seis atletas no pódio, conquistando três ouros, uma prata e dois bronzes, consolidando a liderança e a melhor campanha da história do país em mundiais da modalidade.
Desde 2013, a China dominava o Mundial de Atletismo Paralímpico, perdendo o topo apenas uma vez, para a Rússia. O Brasil vinha em ascensão nos últimos anos, com o vice-campeonato nas edições de Dubai (2019), Paris (2023) e Kobe (2024), até alcançar o primeiro lugar em 2025.
Deixe um comentário