Caraguatatuba entrega carteiras de registro a 62 artesãos e fortalece economia criativa
Cerimônia no Morro do Algodão marcou a conquista de 62 artesãos, que agora terão mais oportunidades em feiras e programas de incentivo em todo o país
Caraguatatuba oficializou, nesta quinta-feira (25), a entrega de carteiras de registro profissional a 62 artesãos, em cerimônia no Núcleo Social do Morro do Algodão. A iniciativa valoriza o trabalho manual e impulsiona a economia criativa e a cultura local.
Além da entrega, outros artesãos puderam realizar o pré-cadastro para avaliação futura. O registro profissional garante acesso a feiras, eventos e programas de incentivo em todo o país, ampliando oportunidades para o setor.
O projeto contou com a mobilização da artesã e professora voluntária Dili Souza, responsável pela Oficina de Virtudes, que oferece aulas gratuitas de artesanato. “Esse resultado é fruto de dedicação e me emociona ver a autoestima dos artesãos fortalecida”, afirmou.
A cerimônia teve apoio do Fundo Social de Caraguatatuba, da Secretaria de Assistência Social, da Fundacc e do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela análise dos registros. O diretor de Empreendedorismo estadual, Lucas Lima, ressaltou: “O artesanato é geração de emprego, renda, valorização de materiais e ideias”.
Os interessados em obter a carteira devem acessar o site do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), realizar o pré-cadastro com conta gov.br, enviar documentação, fotos e vídeo do processo produtivo. Após análise, a carteira é liberada para impressão.
Deixe um comentário