Após possível surto em creche de Jacareí, Prefeitura nega sarna e aponta Parvovírus
Responsáveis alegaram surto de sarna na Creche Ruth Cardoso, mas município diz tratar-se de outra doença contagiosa e adota medidas de prevenção
Pais e mães de alunos da Creche Ruth Cardoso, no Parque Meia-Lua, em Jacareí, fizeram uma denúncia ao Portal NJ alegando que a unidade estaria enfrentando um surto de sarna. Segundo os relatos, a situação representa risco para as crianças e também para as famílias.
“A creche da minha filha está com surto de sarna humana, a Vigilância Sanitária está no local e as crianças estão lá, um risco enorme para todos. Isso não pode acontecer”, disse um dos pais ao NJ.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, negou que haja casos de sarna e informou que foram identificados, neste mês, casos suspeitos de Parvovírus na creche.
A doença é considerada de alta transmissibilidade. Costuma se apresentar de forma leve em crianças e adolescentes, mas pode gerar complicações em gestantes. Os sintomas incluem manchas e erupções vermelhas, dor nas articulações, dores de cabeça ou estômago, além de febre baixa e coceira.
De acordo com o município, foi realizado um trabalho de limpeza e desinfecção na unidade e reforçado o uso de máscaras e álcool em gel. Um informativo também foi enviado aos responsáveis com esclarecimentos sobre a doença.
A orientação é para que, em caso de suspeita, os pais não levem a criança à creche e procurem uma unidade de saúde.
Deixe um comentário