AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Desenvolvimento humano: por onde devo começar a mudar?

Desenvolvimento humano: por onde devo começar a mudar?

Oi, minha gente! Este é o primeiro de muitos textos que vou dirigir à sua vida, à sua mente e ao seu coração. Me permita…

Por Vivian Salas
Foto: Vivian Salas, Colunista do Portal Aqui Vale. Foto: Adriana Rebouças/Aqui Vale.

Oi, minha gente! Este é o primeiro de muitos textos que vou dirigir à sua vida, à sua mente e ao seu coração. Me permita antes, me apresentar! Me chamo Vivian. Sou uma mulher apaixonada e grata pela vida, filha de um Deus que me ama, mãe de um filho que me inspira, esposa de um marido muito parceiro. Sou mineira “Uai”, nascida nas Minas Gerais, mas de uma família chilena, meus pais e irmãos maravilhosos. Ah! Faltou dizer que meu marido e meu filho também são chilenos! (risos) E cá estou residindo em São José dos Campos, cidade que adoro.

Respiro todos os dias o desenvolvimento humano, fascinada em sondar a mente, trato essa sede das emoções e dos pensamentos há vinte anos, ajudando as pessoas no equilíbrio mental, em seus objetivos e em seus relacionamentos. Desde criança, eu já notava essa habilidade forte e quis aprimorá-la através da Psicologia, da Teologia, da Gestão de Pessoas e de diversas especializações para ativar o potencial das pessoas.

Hoje, não sei como você está, mas se está lendo aqui é porque talvez alguma coisa você queira descobrir ou entender ou aprender a seu respeito. Então, quero já te fazer uma pergunta cara! O que você seria capaz de realizar se soubesse que conseguiria? O que te impede de chegar aonde quer?

Portanto, quando ver um problema surgindo, trate ele o quanto antes, pois um problema grande já foi pequeno, em algum dia.”

Vivian Salas

Confesso que eu não seria eu, se não usasse esta coluna para impactar sua vida. Se quer continuar comigo, esteja preparado para mudanças. Aperte os cintos, vamos decolar!

A grande maioria das pessoas, para ser exata 92%, desiste no caminho. Está sendo impedida por algo que desconhece. Muita gente pode dar razões externas, falta de grana, uma condição ruim no trabalho ou na saúde, a política, a economia, as outras pessoas têm a culpa, o chefe, o cônjuge, enfim, tantas são as desculpas que nós criamos para sabotar esse poder de viver a vida que merecemos viver.

Por isso, quero te convidar a fazer parte do 8%. Sem mais desculpas para parar, afinal quem é bom em desculpas não será bom em mais nada!

Primeiro, entenda que se as coisas não estão saindo conforme você planejou, isso significa apenas que existe algo que você ainda não sabe. Isso mesmo! Porque se soubesse, concorda que não estaria na situação que está? Problemas sempre vão existir, aceite essa verdade. Eles apenas são resultados criados por nós mesmos. Porque nosso DNA está em criar, fomos criados para criar problemas e resultados, solucionar a vida, gerar caminhos solúveis para tudo e desfrutar enquanto vivemos.

Portanto, quando ver um problema surgindo, trate ele o quanto antes, pois um problema grande já foi pequeno, em algum dia.

Existe uma frase, de Tzun do livro A arte da Guerra, que me acompanha há algum tempo, que diz basicamente assim: Se você conhece você e conhece seu inimigo, vencerá todas as batalhas. Se você conhece você e não conhece o seu inimigo, a cada vitória vai sofrer uma derrota. Se você desconhece ambos nunca vencerá a guerra. Então, vamos entender aqui, qual é a parte que impede o ser humano de avançar.

Tudo começa em você, em mim, em nós. A mudança que deseja começar dentro e não fora. Se conhecer é um fundamento para construir sua vida, um requisito para viver. Afinal, quem você pensa que é? Parece ofensiva essa pergunta uma vez que é usada muito nas brigas. Mas longe de mim, ser ofensiva aqui!

Essa pergunta te conduz ao centro de tudo: sua autoimagem. Um produto de conceitos, valores, comportamentos que você imprime como uma selfie, em seus registros sobre você mesmo. Funciona como um print de tela, algo que guardamos porque valorizamos.

Anime-se porque não está sozinho, a partir de hoje vamos tomar uma decisão de virar a chave juntos aqui agora.”

Vivian Salas

Aprendemos que a autoimagem pode ser valorizada de forma positiva ou negativa, e vai depender de três pilares essenciais (linguístico, emocional e cognitivo): o que você ouviu de forma repetida, momentos marcantes e o que te ensinaram com provas científicas. Incrível que a grande maioria imprime a autoimagem pelos momentos marcantes que vivem.

E você há de concordar comigo em achar as vezes ser difícil mudar a nossa auto imagem, quando se trata de pensar ruim sobre nós e converter ela em positiva. Mas lembre-se sempre que o que chamamos de difícil é apenas trabalhoso, logo pode se tornar fácil e ágil.

A autoimagem negativa é como ter bloqueios, como estar em um cárcere mental. “Eu não consigo, eu atrapalho, impossível para mim, sei lá, não mereço, não sou tão bom como fulano, não sou capaz, e a lista é infindável. Mas o perigo de ter uma imagem negativa sobre você é a paralisação. Aí mora a ameaça da vida. Porque hoje o que mais estou vendo é pessoas desanimadas, com depressão, ansiedade, alternâncias de humor, procrastinando o importante em troca de inércia, de prazer momentâneo, desperdício de oportunidades.

Para ser clara, a maioria está, como costumo dizer, no modo zumbi, perdidas no espaço e no tempo que elas estão, sem produzir, sem propósitos e o que é pior, se percebendo mais vítimas do que protagonistas de suas vidas. Isso leva ao desastre nas relações. Péssimo porque o relógio do tempo não para nenhum de nós, ele é finito, acaba para todos nós. Mas este não é o seu caso, certo? E mesmo se for, anime-se porque não está sozinho, a partir de hoje vamos tomar uma decisão de virar a chave juntos aqui agora.

Dito isto, quero te convidar a ser disruptivo, a acessar o seu extraordinário. Quando se trata de melhorar a nós mesmos, é um caminho sem volta.

Vou deixar algumas verdades para você meditar até nosso próximo encontro.

Quando não quero mudanças, é mandatório cruzar a ponte e queimar as cordas, para não voltar atrás.

O passado é uma referência e não um parâmetro. Seja lá o que passou, passou, vamos superar resultados.

O crescimento é o processo constante da vida, nada na natureza fica do mesmo tamanho, tudo nela próspera. Então, não pare, busque seu crescimento nas emoções, nos resultados e em seus relacionamentos.

Mais importante que a velocidade é a direção. Não importa se está devagar, mantenha-se consistente no que está se propondo, e logo vai alcançar a velocidade. Mantenha-se em movimento.

Vivian Salas

Deixe um comentário

10 Comentários em “Desenvolvimento humano: por onde devo começar a mudar?”

  1. Maria Eduarda disse:

    achei muito necessário o texto, considero muito importante a evolução e a mudança constante durante a vida.

  2. Vivian disse:

    Muito bom o texto!

  3. Isabella Leal disse:

    Ótimo assunto para nosso desenvolvimento pessoal, parabéns!!

  4. David Nunez disse:

    Ótima reflexão, Parabéns !!

  5. Maria Amelia disse:

    Gostei muito. Texto muito bem construído elaborado com ciência e dicas que me fizeram refletir. Sucesso na coluna, aguardo a próxima.

  6. Gabriela disse:

    Melhor psicóloga, profissional e ser humano sensacional!

  7. Gabriel Sacilotti Corrêa disse:

    Muito bom Vivian!

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Fiz coaching de vida com você, e transformou minha vida!

    Sou eternamente grato!

  8. Cada parágrafo um insight! Obrigada pelas palavras!

  9. Deives Sanches disse:

    Excelente reflexão Vivian! Você expressa muito bem a nossa realidade e suas nuances! Sucesso sempre!

  10. Carol Monachesi disse:

    Uau! Que texto.
    Te acompanho e admito muito seu trabalho.
    Consigo ouvi sua voz a cada palavra lida.

    Quando nos permitimos a ter apenas a imagem negativa, a positiva parece ser algo que não nos pertence. Viramos uma espécie de reféns. Bora virar essa chave…

    Conteúdo excelente…

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *