Moraes reforça defesa da soberania do Brasil em recado a Trump durante julgamento de Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou nesta terça-feira (2) a defesa da soberania nacional e da independência do Judiciário, em…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou nesta terça-feira (2) a defesa da soberania nacional e da independência do Judiciário, em um recado indireto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o início do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados. Eles são acusados de tentar anular as eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder.
“A soberania nacional é um dos fundamentos da República e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida”, afirmou Moraes, ressaltando que o STF não aceitará coações estrangeiras nem tentativas de interferência no exercício da missão constitucional da Corte.
O ministro foi um dos alvos de sanções do governo dos EUA, aplicadas pela Lei Magnitsky, e também criticou ataques recentes feitos por Eduardo Bolsonaro ao STF enquanto estava nos Estados Unidos.
Segundo Moraes, a investigação identificou uma organização que agiu de forma dolosa e traiçoeira, tentando coagir o Judiciário e submeter à Corte influências externas. Ele destacou que o STF sempre atuará com coragem para proteger a democracia e a soberania brasileira.
O julgamento desta semana concentra-se no “núcleo central” da suposta trama golpista, que envolve Bolsonaro, ex-ministros e militares de alta patente, incluindo Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira.
“Independência do Judiciário e defesa da soberania não são negociáveis, e este Supremo jamais faltará com coragem para repudiar agressões contra a democracia ou a Constituição”, concluiu Moraes, reforçando a mensagem à comunidade internacional e ao cenário político interno.
Deixe um comentário