Casos inéditos de vírus raros são registrados no Brasil
Transmitida por mosquitos, a encefalite equina venezuelana costuma causar febre leve, mas em casos graves pode inflamar o cérebro e deixar sequelas
Pesquisadores da Fiocruz identificaram, pela primeira vez no Brasil, casos de uma doença chamada encefalite equina venezuelana em pessoas que moram em Tabatinga, no Amazonas, região de fronteira com Colômbia e Peru.
Três moradores (dois homens e uma mulher) foram diagnosticados este ano. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, parecido com os que espalham dengue e zika.
Na maioria das vezes, ela provoca apenas febre e mal-estar, mas em alguns casos mais graves pode atingir o cérebro e causar inflamações que deixam sequelas motoras e cognitivas.
Segundo os pesquisadores, não há motivo para pânico, mas o registro acende um alerta: o vírus circula na Amazônia e pode estar por trás de casos de febre que até hoje não tinham causa explicada.
A Fiocruz já notificou as autoridades de saúde e segue acompanhando a situação. O objetivo é reforçar a vigilância de vírus na região amazônica, onde há grande circulação de doenças transmitidas por mosquitos.
Deixe um comentário