Portal Aqui Vale é impedido de cobrir coletiva sobre aumento do IPTU; Prefeitura não deu explicações
Coletiva tratava sobre aumento do IPTU e contou com presença de outros veículos de comunicação
O Portal Aqui Vale foi impedido de acompanhar a coletiva de imprensa realizada pelo prefeito Anderson Farias (PSD) na manhã desta quarta-feira (27), em São José dos Campos.
O encontro com jornalistas tinha como pauta o Projeto de Lei Complementar nº 23/2025, que prevê o aumento do IPTU na cidade e já chegou à Câmara Municipal com questionamentos sobre falhas técnicas e jurídicas.
Enquanto diversos veículos de comunicação – como o Portal Life, Vanguarda, Revista Urbanova, e etc – eram autorizados a entrar no evento, nossa equipe foi informada por organizadores de que estava “barrada pelo Governo”. Em outro momento, um dos responsáveis pela liberação confirmou novamente: “O Portal Aqui Vale estava barrado mesmo”.
Mesmo diante da negativa, permanecemos no local até 10h40 aguardando uma explicação oficial da assessoria de imprensa da Prefeitura. No entanto, a devolutiva nunca veio. Segundo um agente da GCM,a assessora de imprensa responsável pelo encontro com os jornalistas teria saído às pressas por conta de uma emergência, sem atender o pedido de esclarecimento.
Impedir o acesso de um veículo de comunicação a uma coletiva pública fere diretamente o princípio da liberdade de imprensa, garantido pela Constituição Federal de 1988.
Em um momento em que a transparência é essencial, especialmente em assuntos que impactam diretamente o bolso da população, a restrição de acesso a jornalistas representa desrespeito aos jornalistas e aos cidadãos que têm o direito de ser informados.
Até o momento desta matéria, não tivemos um retorno da Prefeitura.
Prefeitura com medo de jornalistas…