Racha entre países? EUA cancelam evento com a FAB no Brasil após tensão entre Trump e Lula
O cancelamento aconteceu em um momento de atritos entre os governos Lula e Donald Trump, confirmado apenas nesta quarta-feira (20) pelo Jornal Folha de São Paulo
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que os Estados Unidos decidiram cancelar a edição de 2025 da Conferência Espacial das Américas, que ocorreria entre 29 e 31 de julho em Brasília.
Originalmente idealizado como uma plataforma de cooperação regional, o evento reuniria representantes de países como Argentina, Colômbia, Canadá, México e Brasil. Além disso, o Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom) informou que não deve participar da Operação Formosa, o principal exercício da Marinha brasileira.
O cancelamento aconteceu em um momento de atritos entre os governos Lula e Donald Trump, envolvendo medidas judiciais impostas sobre o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Os sinais de distanciamento de Washington preocupam o Ministério da Defesa, segundo o jornal Folha de São Paulo.
Em julho, Trump anunciou um aumento de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, sob o argumento de que o Brasil estaria conduzindo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado do republicano. O Brasil reagiu ajuizando uma reclamação formal junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), além de trabalhar em propostas de tarifas recíprocas conforme previsto na nova Lei de Reciprocidade Comercial.
Trump também revogou vistos de autoridades brasileiras e incluiu o ministro Alexandre de Moraes na lista da Lei Magnitsky, que impõe sanções econômicas a indivíduos acusados de violações de direitos humanos.
Deixe um comentário