Adultos usam chupeta na China para aliviar estresse; especialistas alertam para riscos
Moda promete conforto e alívio rápido, mas especialistas apontam riscos físicos e emocionais
Uma tendência curiosa está ganhando espaço na China: adultos usando chupetas para reduzir estresse, ansiedade, melhorar o sono e até ajudar a parar de fumar.
Vendidas online por valores entre R$ 8 e R$ 350, as versões de silicone ou borracha atraem usuários que relatam sensação de conforto. “Macia, confortável e não atrapalha a respiração”, descreveu um deles. Outro afirmou que o acessório “me dá conforto psicológico e me deixa menos inquieto durante os períodos em que eu não fumo”.
Apesar do sucesso, dentistas alertam que o uso por mais de três horas diárias pode provocar movimentação dos dentes. “O potencial dano causado pelas chupetas à boca dos clientes é intencionalmente minimizado pelos vendedores”, disse Tang Caomin, em uma reportagem da revista asiática My News. Ele também alertou sobre o risco das peças se soltarem e serem aspiradas durante o sono.
Para a psicóloga Zhang Mo, o hábito pode ser uma forma de evitar enfrentar os problemas. “A verdadeira solução não é se tratar como uma criança, mas encarar o desafio diretamente e resolvê-lo”, afirmou.
Deixe um comentário