Ministério da Saúde investe R$ 40,6 milhões em bancos de leite humano
Recursos vão beneficiar 226 unidades em todo o país e reforçar serviços essenciais como coleta, processamento e distribuição do leite humano
O Ministério da Saúde anunciou um investimento de mais de R$ 40 milhões para fortalecer 226 unidades da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR). O objetivo é ampliar os serviços oferecidos pelos bancos de leite em todo o país. A medida foi oficializada por meio da Portaria GM/MS nº 7.648, publicada nesta sexta-feira (1º).
Com os recursos, as unidades poderão adquirir materiais, executar ações sociais e manter serviços essenciais como coleta, processamento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano.
Os bancos de leite têm um papel fundamental ao garantir a oferta de leite materno para bebês prematuros ou de baixo peso internados em unidades neonatais. Além disso, oferecem orientação e apoio para que mais mulheres consigam amamentar com segurança.
A iniciativa faz parte das ações da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), promovida pelo Ministério da Saúde entre os dias 1º e 7 de agosto.
Neste ano, a campanha tem como tema: “Priorize a amamentação, crie sistemas de apoio sustentáveis”, e busca incentivar o aleitamento materno, exclusivo até os seis meses e complementado até os dois anos ou mais.
Banco em São José dos Campos
Em São José dos Campos, o Banco de Leite Humano funciona no Hospital Municipal e é o único da cidade. Ele atende às UTIs neonatais públicas e privadas.
Local: Hospital Municipal de São José dos Campos
Dias: De segunda a sexta-feira
Horário: Das 8h às 17h
Telefone para informações e cadastro de doadoras: (12) 3901-3507
Deixe um comentário