AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Calor no Vale reacende cuidados contra a dengue. Nova vacina se insere para frear contaminação

Calor no Vale reacende cuidados contra a dengue. Nova vacina se insere para frear contaminação

Uma primavera quente e chuvosa é o que temos visto nas últimas semanas em todo o Vale do Paraíba. Com o calor persistente, a preocupação…

Por Portal Aqui Vale
Foto: Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi

Uma primavera quente e chuvosa é o que temos visto nas últimas semanas em todo o Vale do Paraíba. Com o calor persistente, a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, reacendeu entre autoridades de saúde e a população local.

As altas temperaturas e a umidade proporcionam condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, tornando a região favorável para a proliferação dessas doenças transmitidas pelo mosquito. Em resposta a esse cenário, as prefeituras da RMVale estão intensificando os esforços no combate ao mosquito, incluindo campanhas de conscientização, eliminação de criadouros e a aplicação de inseticidas.

No entanto, uma nova e promissora ferramenta está se inserindo na luta contra a dengue: a nova vacina japonesa Qdenga foi aprovada recentemente pela Anvisa. Ela é capaz de prevenir 90% das hospitalizações em até 18 meses após a aplicação, conforme o teste clínico realizado com 28 mil adultos e crianças. O imunizante se insere em uma realidade onde os meios mais comuns de prevenção se resumem a descartar a água parada, e já está sendo comercializado no Vale do Paraíba.

A região tem registrado temperaturas em torno de 30°C, e é justamente no clima quente que o Aedes aegypti se reproduz de maneira mais acelerada. Além de colocar mais ovos, o inseto também pica mais pessoas em dias de temperatura elevada e, por conseguinte, dissemina a doença viral. Conforme dados apurados pelo G1,em janeiro deste ano, os casos de dengue em SJC sofreram um aumento de 65,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

O novo imunizante, que se mostrou bastante efetivo nos testes clínicos, pode ser aplicado em pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue ou que já tiveram a doença. A nova vacina pode ser aplicada em pessoas com faixa etária entre 4 e 60 anos. A vacinação completa é dividida em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

A enfermeira Jaqueline Chaffim Kurz, da clínica Amo Vacinas, comenta sobre a nova imunização.

“Se a pessoa adquirir a dengue, qualquer um desses tipos, ela vem mais fraca, vem mais branda, os sintomas são mais tranquilos e a chance de internação também é menor”

Enfª. Jaqueline Chaffim Kurz, da Clínica Amo Vacinas

A contraindicação da vacina é para mulheres grávidas ou lactantes, usuários de medicação com corticoides ou portadores de doenças autoimunes, como HIV e leucemia.

Por enquanto, a vacina contra a dengue pode ser encontrada apenas na rede privada de saúde. A Clínica Amo Vacinas fica localizada na Av. Cassiano Ricardo, 1300 – Loja 4 – Jardim Alvorada, São José dos Campos – SP.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *