Após visita de Lula, Fiocruz firma acordo com instituição e empresa francesa para fortalecer produção de vacinas
O acordo prevê colaboração científica e técnica entre as instituições
Nesta quinta-feira (12), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) celebrou um acordo de cooperação com o Instituto Pasteur, da França, e a farmacêutica Sanofi para o desenvolvimento conjunto de vacinas e ações em saúde pública. A parceria foi firmada durante visita oficial do presidente Lula ao país europeu.
O acordo prevê colaboração científica e técnica entre as instituições, além do compartilhamento de experiências e tecnologias. Um dos focos principais será a transferência de tecnologia da vacina inativada contra poliomielite da Sanofi para a Fiocruz, reforçando o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A expectativa é que a iniciativa reforce a autonomia nacional na produção de imunizantes e amplie o acesso da população a vacinas de alta qualidade.
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou o compromisso da instituição com o acesso universal à vacinação e a importância da colaboração internacional. Segundo ele, “vacina é vida”, e parcerias como essa contribuem para combater desigualdades em saúde. Representantes da Sanofi e do Instituto Pasteur também confirmaram o papel estratégico da colaboração para o enfrentamento de emergências sanitárias e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Fiocruz já mantém parceria com o Instituto Pasteur desde 2024 e com a Sanofi, desde 2016. A nova etapa aprofunda essas relações, focando na atuação conjunta na Rede Pasteur, composta por 30 centros de pesquisa em saúde em todo mundo.
Deixe um comentário