“Café Fake”: Veja a lista de cafés reprovados pelo governo por impurezas acima do permitido
A ação faz parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude)
Na última sexta-feira (23), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista de marcas de café torrado consideradas impróprias para consumo devido à presença de impurezas e matérias estranhas acima dos limites estabelecidos pela legislação vigente. A ação faz parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude)
Confira as marcas desclassificadas:
- Conquista
• Cooperbac
• Fino Sabor Superior
• Rio Preto
• Pedrosa
• Caseiro Mineiro
• Café Pioneiro
Foram identificadas impurezas como areia, pedras, torrões, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de cascas e paus provenientes do cafeeiro. Esses elementos estavam em níveis superiores aos permitidos pela Portaria 570/2022, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado.
Algumas empresas se manifestaram sobre o ocorrido.
A marca Café Rio Preto informou que o lote em questão foi produzido em 2023 e já foi completamente recolhido. A empresa afirmou ter identificado e resolvido o problema após a notificação.
A marca Café Conquista afirmou que o lote desclassificado estava em processo de avaliação interna de qualidade e não chegou a ser liberado para o mercado consumidor. A empresa ressaltou seu compromisso com a qualidade e o respeito ao consumidor
Deixe um comentário