Segundo Ministro, Brasil pode retomar o status de país livre de gripe aviária em 28 dias
Medidas de contenção seguem em vigor e exportações permanecem suspensas
Nesta segunda-feira (19), o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil pode retomar a exportação de carne de frango em menos de um mês. Segundo Fávaro, o país pode retomar o status de país livre de gripe aviária, caso nenhuma nova infecção seja registrada em 28 dias.
“O importante é a gente fazer todo o bloqueio e o rastreamento de tudo o que saiu dessa granja. Fazendo a inutilização de toda essa produção, a gente diminui muito o risco de novos casos. Feito isso, cumpre-se o prazo cientificado de 28 dias, que se extingue o risco de um ciclo se perpetuar. Não tendo novos casos, podemos com segurança, dizer que o Brasil volta ao status de livre de gripe aviária. Certamente, aqueles que restringiram o Brasil todo, vão reduzir provavelmente só ao Rio Grande do Sul ou a Montenegro e aí, gradativamente, voltando à normalidade.” afirmou o Ministro.
Porém, mesmo com a retomada do status, a normalização das exportações deve ocorrer de forma gradativa.
Suspensão de exportação
Devido à detecção de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, vários países suspenderam as exportações de carne de frango brasileira, incluindo China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul. O Japão também suspendeu importações específicas de Montenegro e do Rio Grande do Sul.
Deixe um comentário