AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Cientistas do Japão desenvolvem tecnologia que alivia enjoo em carro 

Cientistas do Japão desenvolvem tecnologia que alivia enjoo em carro 

Pesquisadores identificaram que 100 Hz é a frequência ideal para melhorar os sintomas

Por Portal Aqui Vale

Cientistas do Japão desenvolveram uma tecnologia sonora, que em apenas um minuto, promete reduzir enjoos, tonturas e náuseas das pessoas que passam mal quando andam de carro ou outros veículos. 

O estudo, publicado na revista Environmental Health and Preventive Medicine, foi feito por pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão. Eles identificaram que 100 Hz é a frequência ideal para melhorar os sintomas e restabelecer o equilíbrio. 

A pesquisa partiu da premissa que estímulos sonoros no ouvido interno estão relacionados ao equilíbrio. Os pesquisadores criaram um dispositivo sonoro capaz de enviar vibrações de 100 Hz para o ouvido interno. A tecnologia foi testada em voluntários, que foram colocados em um simulador de carro, estimulando sintomas de cinetose, enquanto eram expostos ao som na frequência específica. 

Posteriormente, os cientistas coletaram os resultados do controle postural, que analisa informações do sistema visual, vestibular (senso de equilíbrio) e somatossensorial. A equipe também coletou leituras de eletrocardiogramas (ECG). Os participantes responderam um questionário avaliativo da cinetose e da eficácia sonora. 

Como resultado, os pesquisadores observaram que o som estimulou a ativação do nervo simpático e melhorou os sintomas de tontura e náusea. Os estudiosos afirmaram que o som é inofensivo a humanos. 

A tecnologia pode contribuir para aliviar o enjoo causado por movimentos de carros e ônibus, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas. Os pesquisadores querem aplicar os resultados na prática de outras situações, como em viagens marítimas e aéreas. 

Foto: Reprodução 

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *