Idosa de 90 anos é picada por escorpião no Galo Branco em SJC: “a epidemia está grande”
A moradora diz que esse problema é recorrente no bairro e mais pessoas já foram picadas
Uma idosa de 90 anos foi picada por um escorpião dentro de casa nesta terça-feira (13), no bairro Galo Branco, em São José dos Campos. O incidente foi na Rua Benedito Fraga da Silva.
De acordo com o relato de Claudia Spadotti, que é nora da idosa, a Dona Luísa da Silva Pinto recebeu atendimento médico e passa bem. “Ela só está com o pé doendo e formigando, mas o médico disse que é normal por 24 horas”.
Claudia também afirmou, em entrevista ao Portal Aqui Vale, que a casa da sogra enfrenta problemas com escorpiões e não é a primeira vez.
“Teve uma reforma lá e foi encontrado muito escorpião na casa dela. Inclusive o pedreiro também foi picado. A casa do lado também. O Galo Branco inteiro está em uma situação difícil”.
Ainda segundo o relato de Claudia Spadotti, ela tentou ligar no 156 da Prefeitura para registrar o caso e pedir para que providências fossem tomadas, mas o telefone estava ocupado. Nesta quarta-feira (14), ela tentou ligar novamente, foi atendida e pediram para aguardar.
“A Prefeitura tem que fazer a parte dela, né? A gente pede que eles tomem alguma providência sobre isso. Minha sogra está com 90 anos, a idade dela já não é mais para estar aguentando isso. São várias casas ali no Galo Branco, então a gente pede que eles tomem alguma providência o mais rápido possível, porque a epidemia está grande, está difícil”.
O que diz a pasta da Saúde
“Realizado visita ao imóvel da Rua Benedito Fraga, 1230,Galo Branco em 14/05/2025. A equipe foi atendida pela srª Claudia (solicitante), ela foi orientada quanto as vulnerabilidades e medidas corretivas.Srª Claudia tabém informou que sua sogra Srª Luisa foi picada pelo escorpião no dia 13/05/2025 entre 8h e 9h. Foi atendida no UPA Eugenio de Melo, sem maiores intercorrencias.
A equipe recolheu exemplar que foi identificado como Tityus serrulatus”.
Orientações:
A Prefeitura reforça que realiza uma série de ações para controlar a proliferação desses animais. Rotineiramente, equipes fazem a limpeza de bocas de lobo com hidrojato. O hidrojateamento é uma tecnologia que consiste na aplicação de jato de água com alta pressão para limpeza e desobstrução da tubulação, sem causar danos, para a retirada de animais peçonhentos.
Além da limpeza, roçada, retirada de entulhos e a manutenção nos bairros, são executadas atividades educativas e de manejo ambiental, com foco na eliminação de fatores que favorecem a proliferação do animal, reduzindo a incidência de escorpiões.
A Prefeitura reforça a importância da participação da população nas ações de prevenção, como a limpeza regular de quintais e a remoção de possíveis abrigos para os escorpiões. Caso encontre ou identifique possível abrigo do animal, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Em acidentes, as vítimas de picadas de escorpiões devem buscar atendimento no Hospital Municipal, UPA de São Francisco Xavier ou no Hospital de Clínicas Sul
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, terrestres, que caçam insetos, sendo a barata seu principal alimento nas cidades. A população deve ficar atenta, pois os animais escondem-se em locais sombreados e preferencialmente úmidos como buracos no solo, túmulos, dormentes de linhas de trem, madeiras, entulhos, pedras, materiais de construção, frestas nas paredes, caixas de luz, encanamentos, bueiros, caixas de gordura, esgotos, roupas e calçados.
A gravidade do acidente varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. É grave em crianças menores de 10 anos e idosos.
Prevenção:
- Vedar soleiras das portas principais e telar janelas, rebocar paredes e muros para que não apresentem frestas
- Usar telas em ralos externos e grelhas, vedar bem caixas de gordura e de esgoto
- Vedar conduítes, pois escorpiões circulam pela fiação
- Nos ralos internos colocar “tampa abre e fecha” e manter fechado
- Nos ralos de pias e tanques sempre utilizar o “ralinho japonês”
- Não acumular entulhos, materiais de construção, madeiras ou folhas secas
- Evitar plantas ornamentais muito densas e trepadeiras junto aos muros e paredes
- Manusear materiais de construção e de jardinagem com luvas de couro
- Manter camas e berços afastados das paredes
- Não utilizar inseticidas nas redes de esgoto
Foto: Arquivo pessoal
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário