Cardeal condenado por fraude desiste de participar do conclave
Religioso divulgou decisão nesta terça-feira (29)
O cardeal italiano Angelo Becciu divulgou nesta terça-feira (29) sua renúncia à participação no conclave. Em 2023, o religioso foi condenado, em primeira instância, pela Justiça da Santa Sé, a cinco anos e meio de prisão por desvios financeiros no Vaticano. O conclave para escolher o novo líder da Igreja Católica terá início na próxima quarta-feira, 7 de maio. O anúncio foi feito ontem pela Sala de Imprensa do Vaticano.
Por meio de nota, o religioso afirmou que “tendo em mente o bem da igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir para a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco de não entrar no conclave, mantendo-me convencido da minha inocência”, disse.
A decisão de não participar do conclave segue um desejo do Papa Francisco que teria deixado cartas afirmando que não o queria no processo de escolha no novo Pontífice. Francisco já havia aceitado a renúncia do cardeal de suas funções como prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, bem como os diretos ligados ao cardinalato.
O cardeal Giovanni Angelo Becciu nasceu na Sardenha, tem 76 anos e além de ter sido Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, já atuou como Núncio Apostólico em Angola e Cuba, além da Diocese de Roma.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Reprodução
Deixe um comentário