AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Brasil tem oito cardeais. Sete deles podem votar para escolher o novo Papa

Brasil tem oito cardeais. Sete deles podem votar para escolher o novo Papa

Tem direito a voto os cardeais com até 80 anos

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Com a morte do Papa Francisco um conclave deve escolher no novo líder da Igreja Católica. O Brasil conta com oito cardais, mas apenas sete deles devem votar para eleger o novo papa. Veja quem são os cardeais brasileiros que votam na eleição do novo Papa.

Dom Paulo Cezar Costa, foi tornado cardeal pelo Papa Francisco em agosto de 2022. Ele tornou-se arcebispo de Brasília em outubro de 2020. Dom Paulo tem 57 anos, nasceu em Valença, no Rio de Janeiro. Cursou mestrado e doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália. Dom Paulo foi professor da PUC-Rio e ajudou a organizar a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro.

Dom Jaime Spergler é arcebispo de Porto Alegre, tem 64 anos e foi um dos 21 cardeais nomeados pelo Papa Francisco em dezembro do ano passado. Atualmente, Dom Jaime é presidente da Conferência Nacional dos Bispo dos Brasil (CNBB).  Cursou Teologia no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel, e doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Dom Sergio da Rocha é arcebispo Primaz de Salvador, tem 65 anos e tornou-se cardeal em novembro de 2016. Ele é mestre em teologia moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado pela Academia Afonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense em Roma. Dom Sergio foi presidente da CNBB entre 2015 e 2019.

Dom Orani João Tempesta é arcebispo do Rio de Janeiro, tem 74 anos e tornou-se cardeal em 2014. Dom Orani acompanhou o Papa Francisco durante a Jornada  Mundial da Juventude em 2013.

Dom Leonardo Ulrich Steiner é arcebispo de Manaus, tem 74 anos e tornou-se cardeal em 2022. Dom Leonardo foi secretário-geral da CNBB e fez mestrado e doutorado em filosofia em Roma.

Dom Odilo Pedro Scherer é arcebispo de Sâo Paulo, tem 75 anos e tornou-se cardeal em 2007, logo após assumir o cargo em São Paulo. Dom Odilo participou do conclave que elegeu o Papa Francisco em 2013. Em outubro do ano passado, Dom Odilo pediu renúncia da função de arcebispo, pois alcançou a idade limite para permanecer no cargo.

O Papa Francisco recebeu e renúncia, mas pediu que Dom Odilo ficasse à frente da Arquidiocese de Sâo Paulo por mais dois anos.

Dom Joao Braz de Aviz é arcebispo emérito de Brasília, tem 77 anos e tornou-se cardeal em 2016. O religioso é prefeito emérito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano.

Dom Raymundo Damasceno de Assis é arcebispo emérito de Aparecida, tem 88 anos e não vota no conclave em função da idade. Só pode votar quem tem até 80 anos. Dom Raymundo é formado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriano, em Roma, e também já presidiu a CNBB.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 15 =