Entenda o motivo dos ovos de chocolate e coelhos serem símbolos da Páscoa
O animal era símbolo da abundância de vida no Egito desde os tempos antigos
A Páscoa é celebrada neste domingo (20). No Brasil, a associação do coelho com a Páscoa começou no início do século XX, trazida por imigrantes europeus. Eles introduziram a tradição de esconder ovos pintados para as crianças encontrarem, prática que evoluiu para os modernos ovos de chocolate.
O coelho, por sua vez, representa fertilidade e renovação, devido a capacidade reprodutiva. Desde tempos antigos, como no Egito, o animal era símbolo da abundância de vida.
O uso do ovo como símbolo pascal tem raízes antigas, anteriores ao próprio cristianismo. Povos como os persas, chineses e egípcios já usavam ovos como representação da vida, do nascimento e da renovação.
A forma oval, considerada perfeita por muitos desses povos, era associada ao início do universo. Com o tempo, esses significados foram absorvidos por culturas ocidentais.
Quando o cristianismo se consolidou, o ovo passou a simbolizar o renascimento espiritual, em especial a vitória de Cristo sobre a morte. Já os ovos de chocolate surgiram por volta do século 18, na França, quando confeiteiros começaram a rechear cascas de ovos com doces. Mais tarde, os ovos passaram a ser moldados diretamente com chocolate, como conhecemos hoje.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário