AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Justiça mantém guarda de criança com família adotiva após conflito com tia biológica

Justiça mantém guarda de criança com família adotiva após conflito com tia biológica

Decisão reforça o princípio do melhor interesse da criança, gerando um debate sobre os desafios do sistema de adoção no Brasil

Por Portal Aqui Vale

Uma criança foi encaminhada para adoção após uma ação do Ministério Público de São Paulo contra a mãe, que vive em situação de rua, vulnerabilidade e enfrenta o uso de drogas.

A criança, ainda com poucos meses de vida, foi acolhida por uma família adotiva, um casal de Paraibuna, que aguardava na fila do Sistema Nacional de Adoção (SNA) por 8 anos.

Após 9 meses de convivência com a nova família, a tia materna biológica, que já cuidava de outros filhos da irmã, conseguiu a guarda provisória através do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Os pais adotivos recorreram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo a suspensão da decisão para evitar prejuízos emocionais à criança, argumentando questões de adaptação e vínculo afetivo.

A ministra relatora do caso decidiu manter a guarda com a família adotiva, considerando que, ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) favoreça a família biológica, isso pode ser flexibilizado quando o melhor interesse da criança está em jogo. Ela levou em consideração um laudo psicossocial, que indicava que a criança estava segura e bem cuidada na nova família, além de nunca ter vivido com a tia biológica.

O caso gerou repercussão no meio jurídico e despertou o debate sobre os desafios que envolvem os processos de adoção no Brasil.

Segundo as advogadas Shirlei Alexandre e Taís Gusmão, que representam a família adotiva no processo, apesar de ainda não terem a decisão final, “essa conquista representa um passo muito importante para o caso e para o próprio Judiciário.”

De acordo com o painel de acompanhamento do Sistema Nacional de Adoção, do Conselho Nacional de Justiça, no Brasil, mais de 5 mil crianças aguardam uma nova família e mais de 37 mil pretendentes estão habilitados para adotá-las, sendo quase 17 mil deles na região sudeste.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Imagem ilustrativa*

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *