‘Ainda estou aqui’ vence Oscar de melhor filme internacional
É a primeira vez que uma produção brasileira leva a premiação
O filme brasileiro ‘Ainda estou aqui’ dirigido por Walter Sales venceu o Oscar de melhor filme internacional. A premiação aconteceu neste domingo (2), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Essa foi a primeira vez na história que uma produção brasileira ganhou o prêmio.
A produção, estrelada por Selton Melo e Fernanda Torres, é baseada no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva. O filme conta a história real da família do escritor quando seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, foi levado pelo regime durante a ditadura militar.
A partir da prisão do então deputado, sua esposa Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, assume o protagonismo enquanto tenta descobrir o paradeiro do marido e continua cuidando dos filhos.
Eunice se tornou um dos maiores símbolos de luta dos familiares dos desaparecidos durante o regime militar no Brasil, ela se formou advogada e fez carreira como defensora dos direitos das comunidades indígenas no país.
O filme brasileiro concorreu com outras quatro produções: ‘A garota da agulha’ – Dinamarca, ‘Emilia Pérez’ – França, ‘A semente do fruto sagrado’ – Alemanha e ‘Flow’ – Letônia.
Prêmios
Antes de vencer o Oscar, a produção brasileira já havia levado outros importantes prêmios do circuito internacional, em outras categorias: Festival de Veneza; Green Drop Award; Signis Award; Critics Choice Association; Vancouver International Film Fertival; Mill Valley Film Festival; Pingyao International Film Festival; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Miami Film Festival; Prêmios Goya; Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine); Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara; National Board of Review; Satellite Awards; Prêmio APCA, Festival de Cinema de Palm Springs; Festival de Cinema de Roterdã; Philadelphia Film Festival.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Reprodução
Deixe um comentário