AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Alvo de polêmicas, cidades do vale também discutem “Lei Anti-Oruam”

Alvo de polêmicas, cidades do vale também discutem “Lei Anti-Oruam”

Projeto pretendem proibir que administrações municipais contratem artistas que façam apologia ao uso de drogas e ao crime organizado

Por Portal Aqui Vale
Foto: Foto: Reprodução

O Rapper Oruam foi detido na última quinta-feira (20), na Barra da Tijuca, região nobre na zona oeste do Rio de Janeiro. O cantor foi solto após pagamento de fiança. De acordo com o boletim de ocorrência, Oruam teria dado um “cavalo de pau” na rua com o carro que dirigia. A PM carioca afirmou que a manobra foi feita na tentativa de fugir da abordagem dos policiais.

Encaminhado para a 16ª Delegacia de Polícia Civil, o rapper foi autuado em flagrante por direção perigosa. Ele pagou fiança no valor de 40 salários mínimos, o equivalente a R$ 60.720,00.

Mas quem é Oruam?

Um dos principais nomes do trap nacional, Oruam, batizado como Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conta com mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify e suas músicas são relacionadas ao cotidiano da vida nas comunidades.

O cantor teve destaque no cenário nacional do trap em 2021, após lançar a música “Invejoso”. A letra viralizou e impulsionou o artista nas plataformas digitais.

Um detalhe chama a atenção na história de Oruam. Ele é filho de Marcinho VP, conhecido como um dos líderes do Comando Vermelho, preso desde 1996. Embora nunca tenha convivido com o pai, Oruam já declarou diversas vezes sua admiração por ele.

A “Lei Oruam”

Por conta das letras polêmicas, associadas a apologia ao crime e uso de drogas, Oruam se tornou pauta na política. Diversos vereadores de várias cidades brasileiras, apresentaram Projeto de Lei que tem como objetivo proibir que as administrações municipais a contratem artistas que façam apologia ao crime ou ao uso de drogas.

O primeiro projeto apresentado sobre o tema foi em São Paulo. A vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil) protocolou a proposta no final de janeiro. Após a apresentação do projeto, a parlamentar afirmou ter sofrido diversas ameaças de morte, inclusive do próprio cantor.

Outras cidades também seguiram a ideia. Rio de Janeiro, Florianópolis, Petrópolis, Campo Grande, Natal, Goiânia e Salvador são algumas das cidades que já aprovaram ou estão discutindo o projeto.

Vale do Paraíba

Na região do Vale do Paraíba, Cruzeiro já aprovou um projeto de lei parecido. A proposta ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Kleber Silveira para entrar em vigor e tem como principais pontos o impedimento da prefeitura municipal de contratar, apoiar ou divulgar shows e eventos que promovam apologia ao crime e ao uso de drogas.

Qualquer artista contratado para eventos públicos, deverá assinar um compromisso de não promover conteúdos inadequados. O descumprimento da norma, resultará na rescisão imediata do contrato e aplicação de multa correspondente a 100% do valor acordado. A população poderá realizar denúncias via Ouvidoria do Município.

Em São José dos Campos, o projeto segue em discussão propondo proteger os valores culturais e educacionais de crianças e adolescentes.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Foto: Reprodução

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *