4 de 12 setores tiveram aumento salarial em 2024
Estudo feito por Michael Page aponta que oito dos 12 setores analisados permaneceram estáveis, sem aumento ou diminuição da remuneração
No ano passado, a maioria dos profissionais brasileiros permaneceram com a mesma remuneração, de acordo com a pesquisa da Michael Page, renomada consultoria em recrutamento de média e alta gerência, do PegeGroup. No Guia Salarial Michael Page 2025, oito de 12 setores analisados registraram estabilidade em 2024, ano de instabilidade macroeconômica.
Entre as áreas analisadas estão Varejo, Marketing, Finanças, Vendas, Bancário, Recursos Humanos, Logística, Tecnologia, Agronegócio, Seguros, Engenharia e Saúde. De acordo com o levantamento, 49% dos cargos avaliados permaneceram com a remuneração estável, 42% tiveram aumento e 9% queda salarial. Entre os destaques de reajustes positivos estão cargos como especialista de produto (Saúde), com alta de 79%, e analista de back/middle office sênior (Bancário), com aumento de 61,3%.
A maior parte dos setores registrou predominância de estabilidade, sendo eles: Varejo com 92%, Marketing 80%; Finanças 79%, Vendas 76%, Bancários 75%, Recursos Humanos 70%, Logística 60%, Tecnologia 47%. Os setores com maior índice de aumentos salariais foram: Agronegócio com 82%, Seguros 70%, Engenharia 70% e Saúde 56%. Já os setores com salários em queda foram: Tecnologia 25%, Saúde 18% e Logística 16%.
Foram consultados 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil, em cargos de analistas a diretores. Com mapeamento da remuneração mensal de 2.282 cargos em 12 setores – Agronegócio, Bancário e Serviços Financeiros, Engenharia, Finanças, Logística, Marketing e Digital, Saúde e Ciências, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia, Varejo e Vendas. É importante ressaltar que as faixas salariais consideram níveis de experiência e o porte da empresa.
Deixe um comentário