GM terá que pagar R$ 195 milhões em adicional de periculosidade
Este é um dos maiores processos trabalhistas do país
Nesta quinta-feira (19), 0 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, negociou um acordo com a direção da General Motors para pagar o adicional de periculosidade aos eletricistas que atuam ou atuaram na empresa desde 2000. A proposta foi aprovada em assembleia na sede do Sindicato.
Sendo um dos maiores processos trabalhistas da história do país, a GM terá de pagar aproximadamente R$ 195 milhões a cerca de 350 eletricistas. Desse grupo, cerca de 200 ainda trabalham na GM e passarão a ter 30% incorporados ao salário já neste mês. Além disso, terão um ano de estabilidade no emprego.
Aqueles que aderiram a qualquer Programa de Demissão Voluntária (PDV) nesse período também têm direito ao adicional.
Ainda não estão definidas as datas de pagamento dos valores retroativos e da divulgação da lista dos contemplados.
“É uma vitória da mobilização, persistência e força dos metalúrgicos da General Motors, que, junto com o Sindicato, foram buscar o seu legítimo direito”, avalia o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
Em 2023, a GM foi condenada a pagar adicional de periculosidade de 30% a todos os eletricistas da planta de São José dos Campos. A decisão, da 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (TRT-15), é fruto de uma ação movida pelo Sindicato em 2000. A GM entrou com recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O adicional é uma reivindicação antiga dos eletricistas da GM, que exercem uma função de alto risco de acidentes. Muitas vezes, devido ao ritmo acelerado de trabalho, a manutenção é realizada com aparelhos ainda energizados. Por isso, o Sindicato sempre defendeu o pagamento da periculosidade a todos os eletricistas da planta.
“Depois de tantos anos lutando por este direito, tivemos uma conquista histórica que servirá de exemplo para toda a categoria e para trabalhadores de todas as montadoras do país. Mais uma vez, os metalúrgicos da GM mostram sua tradição de força e organização”, afirma Mancha.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário