Mortes de peixes no Rio Paraíba causam multa de R$ 900 mil para Sabesp
Caso aconteceu em novembro nos trechos de São José e Cacapava
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em R$ 900 mil por falhas na Estação de Tratamento de Esgoto “Lava-Pés” em São José dos Campos.
A falha no tratamento foi responsável pela morte de peixes no Rio Paraíba do Sul, nos trechos de São José e Caçapava, em novembro. A Cetesb emitiu relatório de autuação a Sabesp na tarde desta terça-feira (17).
A Cetesb também já informou ao Conselho de Meio Ambiente de São José e o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) as causas das mortes dos peixes.
O que diz a Sabesp
A Sabesp informa que recebeu a autuação nesta terça-feira (17) e está verificando o ocorrido. No momento oportuno, a Companhia prestará as informações necessárias para a elucidação dos fatos.
Relembre o caso
Na divisa de Caçapava e São José dos Campos, moradores e pescadores das margens do Rio Paraíba do Sul relatam centenas de peixes mortos que estão aparecendo desde o dia 15 de novembro. Além da quantidade, moradores relatam o forte cheiro de odores químicos e água turva, indicando possível contaminação.
Moradores do assentamento Nova Esperança, o ocorrido atingiu principalmente os peixes grandes na sua época de procriação, gerando consequências para aqueles que dependem do rio e também para o meio-ambiente, já que ribeirinhos afirmam que nunca viram algo assim.
Ambientalistas e pescadores suspeitam que a origem é despejo de esgoto ou produtos químicos no afluente Ribeirão dos Mudos, que compromete o Rio Paraíba do Sul.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário