Casa modernista de 1975 é destaque em São José dos campos após revitalização
Residência é um projeto de Willi Pecher
A Casa Willi Pacher é um marco do movimento modernista em São José dos Campos, ela passou por uma revitalização que trouxe de volta elementos da arquitetura original da residência. Idealizado pelo proprietário Wilson Cabral, professor do ITA, junto com Projeto HabitaS, responsável pelos projetos Casa Niemeyer e Casa MAW | Willi Pecher, junto com o Escritório de Arquitetura Otta Albernaz.
A casa, com implantação invertida no lote, reflete a criatividade do projeto original ao privilegiar o espaço frontal como núcleo de convivência, conectado à natureza circundante. As novas intervenções propostas, como a criação de uma piscina e um pergolado metálico, reforçam esse protagonismo, oferecendo funcionalidade ampliada e respeitando a proposta inicial para o ambiente.
A manutenção do concreto aparente e o reboco baiano mantêm a autenticidade e o trabalho artesanal, enquanto vidros e esquadrias de alumínio foram modernizados para eficiência térmica, acústica e de funcionamento. O piso em cacão de pedras, as peças em mármore e algumas louças originais também foram restaurados e preservados no projeto. As intervenções na materialidade da obra equilibram preservação histórica e adaptação às demandas contemporâneas de conforto e sustentabilidade.
Willi Pecher foi um importante arquiteto que faleceu neste ano de 2024 devido a Covid-19. Ele foi responsável por projetos icônicos de São José dos Campos como a Rodoviária Velha, o Edifício Nacional, Edifício Saint James e o Parlatório da Univap.
Deixe um comentário