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Pesquisa aponta de 67% dos trabalhadores brasileiros relatam estresse no trabalho

Especialista em recursos humanos destaca os impactos do estresse no ambiente profissional e como empresas podem apoiar a saúde mental dos colaboradores.

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Um recente levantamento do People at Work, realizado pelo ADP Research Institute, revelou que 67% dos trabalhadores brasileiros enfrentam estresse no trabalho e que 31% têm problemas de saúde mental relacionados a esse ambiente. A pesquisa também revelou que 57% dos colaboradores acreditam que seus superiores não estão preparados para falar sobre o tema de forma aberta e sem julgamentos. A especialista em Recursos Humanos e diretora da POP RH, Ana Carolina Guerra, alerta para os impactos desse cenário e como as empresas podem adotar medidas eficazes para apoiar a saúde mental e o bem-estar de seus funcionários, especialmente em períodos de alta demanda como o final do ano.

Segundo a especialista, o final do ano é tradicionalmente uma época de aumento nas demandas profissionais, com prazos apertados, metas acumuladas e pressões para cumprir objetivos antes do encerramento do ano fiscal. “Este cenário pode aumentar o estresse entre os trabalhadores e afetar significativamente a saúde mental e bem-estar. As empresas devem estar atentas a essas mudanças no ambiente de trabalho, que podem levar ao esgotamento físico e emocional dos colaboradores”.

De acordo com a pesquisa, o estresse no trabalho é um reflexo da crescente pressão enfrentada por muitos profissionais. Além disso, 31% afirmam ter problemas de saúde mental, evidenciando a necessidade urgente de abordagens mais eficazes para lidar com essas questões. Ana Carolina Guerra explica que “essa falta de preparação das empresas para falar sobre saúde mental sem julgamento contribui para a perpetuação de um ciclo de sobrecarga e sofrimento emocional, tornando o ambiente de trabalho ainda mais desafiador”.

Para identificar o aumento do estresse no ambiente de trabalho, a especialista também destaca os sintomas, “É preciso se atentar aos sinais claros de sobrecarga emocional e física. Entre os mais comuns estão a fadiga constante, irritabilidade, dificuldade de concentração e queda na produtividade. Além disso, os colaboradores podem começar a demonstrar sintomas físicos, como dores musculares e insônia, e comportamentais, como isolamento e procrastinação. Reconhecer esses sinais precocemente é fundamental para adotar estratégias de apoio a tempo”.

Para lidar com esses desafios, a especialista em recursos humanos sugere que as empresas adotem práticas de prevenção e apoio psicológico. “As organizações precisam criar um ambiente seguro e acolhedor, onde os colaboradores se sintam à vontade para falar sobre suas dificuldades emocionais. Além disso, devem promover pausas estratégicas e uma gestão de carga de trabalho que priorize o bem-estar. É recomendado o desenvolvimento de políticas claras de saúde mental que incluam apoio psicológico, terapias ocupacionais e treinamento para gestores sobre como lidar com essas questões de maneira empática e eficiente”, comenta.

Por outro lado, os próprios colaboradores também podem adotar algumas estratégias para reduzir o estresse e manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como investir em técnicas de gestão de tempo, priorizar de tarefas e estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. “Tirar pausas regulares, praticar meditação e dedicar tempo para atividades relaxantes são atitudes que podem diminuir significativamente o impacto do estresse no dia a dia”, completa.

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