AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Taxa de alfabetização no Brasil atinge recorde histórico de 93%, segundo o IBGE

Taxa de alfabetização no Brasil atinge recorde histórico de 93%, segundo o IBGE

Apesar do avanço, 11,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Pela primeira vez desde o início do registro em 1940, o Brasil atingiu uma taxa de alfabetização de 93% entre pessoas com 15 anos ou mais, de acordo com os dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE.
Em 1940, apenas 44% da população era alfabetizada, um reflexo do atraso estrutural na educação. Nas décadas seguintes, especialmente com a universalização do ensino fundamental nos anos 1990, a taxa de alfabetização apresentou um crescimento significativo. Em 1980, o índice chegou a 74,5%, subindo gradualmente até os 93% atuais. Isso reflete uma redução no analfabetismo em todas as faixas etárias, especialmente entre os jovens de 15 a 19 anos, cuja taxa de analfabetismo é de apenas 1,5%.

Apesar do avanço, 11,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever. A maior parte dessa população está entre os idosos com 65 anos ou mais, cuja taxa de analfabetismo é de 20,3%. Essa desigualdade é um reflexo das lacunas educacionais do passado, que dificultaram o acesso à educação básica para gerações mais velhas. Além disso, as regiões Norte e Nordeste apresentam índices de alfabetização inferiores à média nacional, destacando disparidades regionais persistentes.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *