Câmara aprova PEC que pode proibir o aborto em qualquer circunstância
Discussão da PEC foi tumultuada e com protestos de manifestantes do movimento feminista
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27), uma proposta que proíbe o aborto em qualquer circunstância, inclusive em casos previstos por lei. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada recebeu 35 votos “sim” e 15 votos “não”.
Atualmente, o aborto pode ser feito em caso de risco de morte à gestante, no caso de gravidez por estupro ou caso o feto tenha anencefalia (má-formação do cérebro). O procedimento passaria a ser vetado mesmo nestes casos.
Com o texto aprovado na CCJ, a proposta precisa passar por uma comissão especial, que deve ser criada para que a Câmara analise essa matéria específica – pois se trata de um dispositivo que tem o poder de transformar a Constituição do País.
Após ser avaliada e aprovada por essa comissão, a PEC precisa ser votada pelo plenário da Câmara em dois turnos. O texto só seguirá para o Senado caso seja aprovado com 308 votos favoráveis dos deputados.
O trâmite continua até as duas Casas aprovarem o mesmo texto e que, uma vez aprovado, será promulgado como emenda constitucional em sessão do Congresso Nacional.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário