Conheça Maria Peregrina, a “santa popular” com o túmulo mais visitado da cidade
A mulher negra e pobre caminhava por toda a região norte com seu saco de estopa na cabeça, carregando latas e roupas velhas
A “Mulher do Saco,” conhecida como Maria Peregrina ou Nega do Saco, é uma figura emblemática da cultura popular de São José dos Campos.
Maria Peregrina era uma mulher pobre que viveu nas ruas do bairro Santana por mais de 20 anos, caminhando com um saco às costas e ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade. A simplicidade e generosidade de Maria conquistaram o carinho e respeito da comunidade, que, com o passar dos anos, começou a considerá-la uma figura santa.
Maria Peregrina caminhava por toda a região norte com seu saco de estopa na cabeça, carregando latas e roupas velhas. Viveu na região entre 1946 e 1964, dormindo sob a sombra de grandes árvores, sem aceitar abrigo do sol, nem da chuva.
Após sua morte, a devoção popular em torno de Maria Peregrina cresceu, e ela se tornou uma personagem quase lendária. Em 2024, para marcar o 60º aniversário de sua morte, a peça “Maria Peregrina,” escrita por Luís Alberto de Abreu, foi reapresentada no Cine Teatro Santana. O espetáculo, que estreou em 2000, é uma homenagem à vida e trajetória de Maria Peregrina, e retrata sua relação com a comunidade através de três histórias que exploram sua humanidade e fé.
No ano de 2002 o Cemitério Municipal de Santana passou a se chamar Cemitério Maria Peregrina, pela Lei 6184/02 | Lei nº 6184 de 17 de outubro de 2002. A ponte que liga Santana ao Telespark também recebeu seu nome pela Lei Municipal 6134/02 Lei nº 6134 de 12 de julho de 2002.
Todos os anos o túmulo de Maria Peregrina, no Cemitério de Santana, recebe inúmeros devotos que acendem velas e levam flores para a “santa popular” de São José dos Campos.
Essa reverência em São José dos Campos destaca o impacto profundo que Maria Peregrina teve na cidade, sendo lembrada até hoje como uma figura de santidade, compaixão e bondade.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário