Vereador de São José é acusado de intolerância religiosa por criticar carranca em casa de Anderson Farias
Thomaz Henrique (PL) postou um vídeo dizendo que o atual prefeito da cidade esconde a religião
Após publicar um vídeo criticando o atual prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), por ter uma carranca dentro de sua casa, Thomaz Henrique (PL) é acusado de intolerância religiosa.
No vídeo, Thomaz questiona se o atual prefeito é mesmo cristão e pergunta a seus seguidores se teriam o objeto dentro de casa.
“Essa imagem é de uma carranca, ou Exu carranca, para religiões como umbanda e candomblé. E aqui eu quero deixar bem claro, eu acredito que qualquer um deva ter liberdade de professar a fé que quiser ou não professar nenhuma fé. Agora, o que a gente não pode admitir é incoerência e mentir para as pessoas”, disse o vereador.
“Afinal, eu nem sei qual religião de fato o prefeito professa. Já vi ele em igrejas evangélicas e mais recentemente vi ele, inclusive, comungando na igreja católica. Agora, para ficar bem claro, pra mim é importante que o prefeito seja um homem cristão e que isso seja sincero”, completou.
Entre as críticas de Thomaz, muitos comentários contrários surgiram, como “Intolerância religiosa é crime Sr vereador”, “Votei e apoiei voce por 4 anos. Não voto mais” e “Po Thomaz, mais uma associação baixo nível hein”.
Em nota, Anderson falou sobre as críticas de Thomaz e reforçou que repudia qualquer forma de intolerância religiosa.
“O Prefeito Anderson Farias é cristão e católico. A imagem apresentada é de uma carranca, peça decorativa de artesanato tradicional, muito comum no Nordeste. Não se deixe enganar por pessoas mal-intencionadas que, nesse período, propagam fake news para confundir a população.
O Prefeito Anderson repudia qualquer forma de intolerância religiosa e defende uma campanha limpa, baseada em propostas concretas.
“Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.” – Romanos 12:21″, diz a nota.
Carranca
De acordo com o site Westwing, a carranca é é símbolo das religiões africanas, como umbanda e candomblé. Ela representa entidades dessas culturas e seu uso é o mesmo: afastar o mau-olhado.
Elas são feitas em diversas cores, tamanhos e formatos, normalmente em materiais como madeira ou barro e os artesãos que produzem as carrancas são chamados de carranqueiros.
A carranca também é uma escultura antropomórfica com uma aparência mal-humorada e uma cara feia, mas dizem que isto tem um porquê: para afastar os maus espíritos. Sua fisionomia possui características animais e humanas, com formas exageradas e mal-humoradas.
Ainda de acordo com o site, as primeiras referências às carrancas datam de 1888 e a carranca de madeira era construída no início com um objetivo comercial, porque a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio e os barqueiros usavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação.
Famoso carranquinha do MBL kkkkkkk
Pior do que ter uma carranca em casa é ser um vereador com cara de carranca cagando regra pra quem tem carranca em casa. Chora chupetinha.
vereador babaca não tem mais o que fazer?!
E seu candidato que não tem plano de governo e é apadrinhado do Valdemar = Lula = Mensalão
domingo é 55